Btob publicidade
A empresa Ipiranga segmenta o mercado geograficamente devido ao fato de distribuir seus produtos e serviços para todo o Brasil. A distância entre as cidades e o local de produção varia e por isso os preços sofrem alterações pois há mudança no preço do frete, no preços dos impostos(os impostos municipais e estaduais podem variar) e também de acordo com a concorrência no destino do produto/serviço. * Por processo de compra (centralizada X descentralizada)
É descentralizado porque existe uma participação dos donos de postos de gasolina no processo de tomada de decisão de compra dos combustíveis. Isso facilita o controle e acelera o processo de compras, visto que a Ipiranga apresenta volumes expressivos de vendas, diferenciados em cada um de suas unidades de negociação.
* Por Critério de compra: Qualidade, Preço, Capacidade de produção.
A Ipiranga segmenta o mercado pela qualidade e preço. Há produtos especiais (Premium) para consumidores que buscam produtos superiores e estão dispostos a pagar preço alto por isso.
Segmentam por preço pois vendem produtos/serviços para diversos públicos.
* Por Sazonalidade de compra
Não há segmentação por sazonalidade de compra. * Por tipo da Situação de Compras
Nova: Há segmentação para compras “Novas” já que é necessário utilizar força de vendas. Para novos clientes e/ou novos produtos/serviços é necessário segmentar a fim de intensificar a aderência à empresa ou aos novos produtos/serviços.
Recompra modificada: A Ipiranga deve segmentar pois nesse momento há grande possibilidade de perderem as suas contas para os concorrentes e por isso deve direcionar uma força de vendas para garantir a satisfação e adequação aos pedidos do cliente sem que haja prejuízo para a Ipiranga.
Recompra direta: pode existir em relação ao reabastecimento de combustível nos postos de gasolina. * Compra para revenda, Uso Próprio ou aluguel (Ex: carros)
Não há segmentação.
* Cliente OEM