Marketing
Toda empresa possui o seu público-alvo. Saber onde ele está e como chamar a atenção dele, requer além do investimento em marketing, uma análise dos resultados para melhor direcionar seus recursos.
O marketing cada vez mais é uma via de mão-dupla. As empresas sabem que sua lucratividade vem da capacidade de reter clientes, fidelizando-os e aumentando o volume de negócios. As empresas além de se relacionarem com seus clientes incentivam aos clientes para que eles contribuam no aperfeiçoamento ou criação de produtos e serviços.
Em suma; a função do Marketing é realizar a gestão de demanda, de modo que a empresa seja competitiva e lucrativa de forma sustentável em longo prazo.
1.0 Marketing
O marketing tem como definição o planejamento e a execução das necessidades e desejos do consumidor em forma de concepção, promoção, preço, distribuição de ideias com o objetivo de alcançar a satisfação de pessoas e de organizações (SIMÕES, 1985, p. 11).
Portanto, marketing tem sua atenção sua voltada às necessidades dos consumidores para o alcance dos objetivos das organizações.
Kotler (1996, p. 25) afirma que “o pensamento de marketing começa com as necessidades e os desejos humanos”. Tendo como visão principal as pessoas e o que elas precisam.
Cobra (1997, p. 26) define como uma filosofia, uma norma de conduta para a empresa, em que as necessidades latentes dos consumidores devem definir as características dos produtos ou serviços a serem elaborados e as respectivas quantidades a serem oferecidas. Ter que observar qual será o produto oferecido e qual público sua empresa seja alcançar.
Kotler (KOTLER; ARMSTRONG, 1999, p. 33) afirma que marketing é a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas. O marketing é um estudo voltado a obtenção de abrangência de mercado, o desenvolvimento da organização e o resultado final (lucro e satisfação).
Quando o mercado deixa de absorver quantidades adicionais de produtos,