Resumo
CAP 1 – ESPÍRITO EMPREENDEDOR
1.1 EMPREENDEDORISMO
* Empreendedor – pessoa que assume o risco de começar uma empresa e mobilizando recursos; “decidir realizar tarefa difícil e laboriosa”/ “colocar em execução”.
* Os empreendedores geram e distribuem riqueza, e aumentam o PADRÃO DE VIDA e QUALIDADE DE VIDA.
Padrão de vida - quantidade de bens e serviços que as pessoas podem comprar com o dinheiro que dispõem.
Qualidade vida - bem-estar geral da sociedade medido por certos aspectos como educação, saúde, lazer e outros fatores que contribuem para o conforto e satisfação das pessoas.
O PADRÃO e QUALIDADE DE VIDA dependem dos esforços conjuntos das empresas, do governo e das organizações sem fins lucrativos.
* Organizações sem fins lucrativos - Trabalham junto com as empresas privadas e o governo para tornar a sociedade mais orientada para as necessidades das pessoas. Ex.: associações comunitárias, organizações filantrópicas e os grupos dedicados a causas socias. Essas organizações devem sua existência a espíritos empreendedores, que pensam no bem-estar da comunidade. * Estudo sobre o empreendedor e o empreendedorismo têm duas correntes principais de autores: ECONOMISTAS e COMPORTAMENTALISTAS. Economistas – associam o empreendedor à inovação e ao desenvolvimento econômico. Comportamentalistas – enfatizam as atitudes dos empreendedores como a criatividade, a intuição e disposição para correr riscos.
* Visão dos economistas: Cantillon / Say / Schumpeter Richard Cantillon - 1º autor a tratar do papel fundamental do empreendedor na economia. Identificou o empreendedor como sendo alguém que assume os riscos ao comprar serviços ou componentes por preço certo, tendo a intenção de revendê-los mais tarde por um preço incerto. OBRA: Ensaio sobre a natureza do comércio em geral (1755). Jean Baptiste Say – em sua visão, os empreendedores são capazes de alterar