Questões de câmbio
Fixa: Valor fixo pelo qual o Banco Central compromete-se a comprar ou vender moedas conversíveis. Exemplos: Yuan Chinês – Adota câmbio fixo em relação ao Dólar Americano / Rublo Russo – Adota câmbio fixo em relação a uma cesta de moedas. Para o controle da inflação ambos utilizam a âncora cambial.
Flutuante: O Banco Central permite que a taxa de câmbio oscile de acordo com as forças do mercado, só comprando e vendendo moeda por necessidade. Exemplo: Real Brasileiro – Tem sistemas de metas de inflação e usa a taxa de juros para o controle da inflação.
Controlada: O Banco Central deixa a taxa de câmbio flutuar de acordo com as forças de mercado intervindo quando necessário ou dando suporte a objetivos. Exemplo: Rúpia Indiana – Não tem valor pré-definido nem meta para a inflação.
2- Escolha e explique duas teorias de determinação de Taxa Cambial.
Mundell-Fleming: Este modelo argumenta que a macroeconomia não pode, simultaneamente, manter a taxa de câmbio fixa, livre fluxo de portfólios com o estrangeiro e política monetária ativa. Ou seja, os países que fazem uso de câmbio fixo não podem acionar a conta de crédito interno como forma de validar as operações de mercado aberto.
Overshooting (Rudi Dornbusch): Diz que a taxa de câmbio é dada, a curto prazo, por diferenciais entre taxas de juros, e a longo prazo, pela paridade de poder de compra. Portanto, as cotações dos ativos nos mercados financeiros ajustam-se mais rapidamente às novas informações do que os mercados de bens e serviços, que se ajustam progressivamente. É essa diferença de velocidade de ajustamento que torna a variação da taxa de câmbio a curto prazo, superior àquela que seria necessária para adaptar a seu nível de equilíbrio a longo prazo.
3- Para uma empresa, o que significa estar sujeito ao risco de flutuação cambial de uma transação?
Significa dizer que a empresa exportadora