Preparo de soluções NaOH e HCl
Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Departamento de Química
Preparo de soluções a partir de um sólido (NaOH) e um líquido(HCl)
Bruna Tomaz Cabral Sales
Cuiabá – MT, novembro de 2013
1. OBJETIVO
Preparar uma solução aquosa diluída de um ácido forte (HCl), pelo método da diluição de soluções concentradas em estoque, e preparação de uma solução aquosa diluída de uma base forte (NaOH), a partir do soluto sólido. O experimento almeja que o aluno torne-se apto em utilizar as vidrarias para transferências quantitativas, e efetuar cálculos para determinação de volume da solução concentrada a ser tomado para se preparar uma solução diluída; efetuar cálculos visando determinar a massa necessária de uma base para preparar uma solução diluída desta; utilizar balões volumétricos para preparar soluções.
1. INTRODUÇÃO A química em soluções e amplamente utilizada nas mais diversas áreas. Nesse sentido o conhecimento sobre o preparo de soluções tem fundamental importância tendo em vista que grande parte das reações realmente ocorre em solução aquosa e não aquosa. Uma solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias que podem ser iônicas ou moleculares. A substância em maior quantidade é o solvente. As outras substâncias são chamadas de solutos.
O solvente mais comum e o mais empregado é a água, sendo as soluções preparadas com este solvente denominadas soluções aquosas. O preparo de soluções deve ser o mais puro disponível, assim emprega-se água destilada ou água deionizada, ainda mais pura. A concentração pode ser definida como uma medida relativa entre as quantidades dos componentes de uma solução. Ou seja, é a razão entre quantidade de soluto e quantidade de solvente ou entre quantidade de soluto e quantidade de solução
2. MATERIAIS E REAGENTES
Pipetas graduadas de 10 ml
Balão volumétricos de 125 ml
Becker de 250 ml
Funil
Baqueta de vidro
Espátula