Relatório Quimica Experimental Padronização
É incomum na natureza encontrarmos substancias puras. Salvo raros casos, nosso universo é constituído por sistemas que são formados por mais de uma substancia, as chamadas “Misturas”. Às misturas homogêneas é atribuído o nome “Soluções”. Soluções são misturas de duas ou mais substancias que apresentam aspecto uniforme, como exemplo disso a atmosfera terrestre, as ligas metálicas e a agua do mar. A atmosfera terrestre é uma solução gasosa formada por diversos gases, entre eles em maior abundancia o gás Nitrogênio e o gás Oxigênio. As ligas metálicas são soluções solidas, como o Bronze, que é uma liga formada por cobre e estanho. A agua do mar é uma solução liquida, onde encontramos diversos sais minerais e gases dissolvidos.
As soluções podem ser formadas por uma ou mais substancias dissolvidas (solutos), e outra substancia em maior proporção (solvente). Segundo Russell (1994) soluções podem ser classificadas em Não Saturadas, Saturadas e Supersaturadas. Não Saturada é uma solução na qual a concentração de soluto é menor que sua solubilidade. Saturada é uma solução que está, ou pode estar, em equilíbrio com um excesso de soluto. E Supersaturada é uma solução na qual a concentração de soluto é maior que sua solubilidade.
Nas soluções podem ocorrer reações como a de precipitação. Um precipitado é um sólido insolúvel formado por uma reação em solução. Algumas soluções ainda podem ser definidas como ácido ou base, na escala de pH, as substâncias que apresentam pH menor que 7 são consideradas ácidas, e substâncias que apresentam pH maior que 7 são consideradas básicas.
Ácidas são substâncias que se ionizam em soluções aquosas para formar íons hidrogênio, aumentando a concentração de íons H+, são comumente chamados de doadores de prótons. Bases são substâncias que aceitam íons H+, produzem íons hidrogênio quando dissolvidos em água. As soluções de ácidos e bases têm propriedades muito diferentes. Os ácidos têm sabor azedado e