Preparação e padronização de solução de naoh 0,1 mol/l
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS
LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
RELATÓRIO DE QUÍMICA ANALITICA EXPERIMENTAL II
PARINTINS
2011
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS
LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
PRÁTICA II – PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO NaOH 0,1 mol/L
Relatório sobre a prática experimental, a ser apresentado como requisito parcial, à obtenção de nota da disciplina de Química Analítica II, sob a orientação da professora Msc, Alcinei Pereira Lopes.
ACADÉMICOS: FERNANDA JORDÃO
GEISYANE TEIXEIRA JOÃO PAULO TAVARES SUZANA DE SOUZA
PARINTINS
2011
PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO DE NaOH 0,1 mol/L
Introdução:
A solubilidade de uma substância num determinado solvente é controlada principalmente pela natureza do próprio solvente e do soluto, mas também pela temperatura e pressão. Uma solução é formada quando uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias formam uma única fase. O componente presente em maior quantidade é chamado solvente e os componentes são denominados solutos.
Em química a quantidade de soluto dissolvido numa unidade de volume ou de massa da solução ou do solvente se denomina concentração e as propriedades das soluções dependem de sua concentração. A concentração é expressa em mol do soluto por litro da solução; essa concentração é a molaridade da solução.
Em análise química faz-se necessário preparar soluções de concentração conhecida também de soluções padrões. Essas soluções requerem que se faça uma análise titulométrica para se determinar a quantidade de soluto presente no volume da solução chama-se este procedimento de padronização da solução.
O processo de adição da solução padrão até que a reação seja completa e chamada de titulação e a substância a ser determinada de titulada. O ponto de equivalência é o ponto final da titulação.
As soluções