Preparação e padronização de uma solução de naoh +/- 0,1 mol/l
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA QUÍMICA EXPERIMENTAL II
PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO DE NaOH COM BIFTALATO DE POTÁSSIO KHC8H4O4
OBJETIVO:
Padronização da Solução de NaOH com Biftalato de Potássio KHC8H4O4
PRÉ-LABORATÓRIO – FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
A volumetria de neutralização ou volumetria ácido-base compreende titulações de espécies ácidas com solução padrão alcalina (alcalimetria) e titulações de espécies básicas com solução padrão ácida (acidimetria).
A titulação é o procedimento em que uma substância (titulante) é cuidadosamente adicionada a outra (titulado) até completar a reação. O volume exato em que a reação é completa é chamado de ponto de equivalência ou estequiométrico. O término da titulação na volumetria de neutralização é sinalizado com o auxílio de indicadores ácido-básicos. O ponto em que há uma mudança súbita na propriedade física, como a cor do indicador, é chamado de ponto final da titulação. É muito importante, visto que cada indicador possui uma zona de transição própria, conhecer o ponto da escala do pH em que se situa o ponto de equivalência da titulação e, mais do que isso, a maneira como varia o pH no curso da titulação, particularmente em torno do ponto de equivalência. O ponto de equivalência coincide com o ponto de neutralidade (pH 7) quando a titulação envolve um ácido forte e uma base forte. Mais decisivo para a adequada escolha do indicador é, entretanto, o conhecimento da forma como varia o pH nas imediações do ponto de equivalência.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Calcular a massa de NaOH necessária para preparar 500 mL de uma solução de concentração 0,1 mol L-1.
2. Pesar a quantidade calculada de NaOH, em balança analítica, usando um vidro de relógio e fazer a pesagem o mais rápido possível, pois as pastilhas de NaOH hidratam-se muito rapidamente. Transferir as pastilhas para um béquer de 100 mL, com o auxílio de