preparo e diluição de soluções
Introdução:
Concentrações das soluções
É a relação entre a massa do soluto, e o volume da solução. É expressa pela fórmula:
Concentração em mol.L-1 ou concentração molar ou molaridade É a relação entre o número de mol do soluto, e o volume da solução em litros. É expressa pela fórmula:
Diluição
Uma solução pode ser preparada adicionando-se solvente a uma solução inicialmente mais concentrada. Este processo é denominado diluição.
A adição de mais solvente provoca aumento no volume da solução; a quantidade de soluto, porém, permanece constante. Como: quantidade inicial de soluto = quantidade final de soluto. (USBERCO E SALVADOR).
Tabela 1 : relações entre a solução inicial e a final:
Observação: o índice 1 usado na tabela acima, indica o soluto. “m” é a solução.
(USBERCO E SALVADOR).
Preparo de uma solução estoque
Uma prática comum em química para economizar espaço é armazenar uma solução na forma concentrada chamada de solução estoque e, então, quando necessário, diluí-la, isto é, reduzir a concentração até a desejada. Os químicos usam soluções e técnicas como a diluição sempre que eles precisam ter um controle muito preciso sobre as quantidades das substâncias que estão manuseando, mesmo quando elas são muito pequenas. Por exemplo, pipetar 25,0 mL de uma solução 1,5x10-3 M de de NaOH(aq) corresponde a transferir 37,5 µmol de de NaOH, isto é, somente 1,50 mg do composto. Uma massa tão pequena seria muito difícil de medir acuradamente.
Para diluir uma solução estoque até a concentração desejada, primeiro usamos uma pipeta para transferir o volume apropriado da solução para um balão volumétrico. Então, adicionamos solvente suficiente para levar o volume da solução até o valor final. (ATKINS p. F 57)
O conceito de diluição é útil em diversos contextos. Em