PREPARO E DILUIÇÃO DE SOLUÇOES
CURSO DE NUTRIÇÃO
PREPARO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES
ANA PAULA CARVALHO
Sinop - MT
2014
ANA PAULA CARVALHO
PREPARO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES
Trabalho Acadêmico Orientado apresentado à disciplina de Química Aplicada à Nutrição do Curso de Nutrição da Faculdade de Sinop - FASIPE, como requisito para a obtenção de nota no bimestre.
Professora da Disciplina: Profa. Elisangela Pariz.
Sinop - MT
2014
1.1. SOLUÇÃO: SOLUTO E SOLVENTE
Solução, é qualquer mistura homogênea. A água que bebemos, os refrigerantes, os combustíveis (álcool hidratado, gasolina), diversos produtos de limpeza (como sabonetes líquidos) são exemplos de soluções. Uma solução é sempre composta de duas coisas: uma que dissolve, que chamaremos de solvente, e outra que é dissolvida, que chamaremos de soluto. Assim, quando preparamos um copo de água com açúcar, preparamos uma solução onde a água é o solvente e o açúcar e o soluto. Essa água pode estar muito ou pouco doce. Quimicamente falando, o que está variando é a concentração. Quanto mais doce estiver, mais açúcar encontra-se dissolvido e mais concentrada a solução estará. Concentração É a relação entre a quantidade de soluto e o volume da solução. É bastante óbvio que se colocarmos uma colher de chá de açúcar em um copo com água o resultado será menos doce do que se colocarmos uma colher de sopa de açúcar no mesmo copo com água. A primeira solução é menos concentrada que a segunda, ou seja, possui menos massa de soluto do que a segunda, para mesmo volume de solvente. Matematicamente podemos escrever uma expressão para calcular a concentração:
C(g/L) = __m(g)__ V(L)
C é a concentração m é a massa do soluto V é o volume da solução Todos sabemos que a quantidade de soluto que pode ser adicionado a um solvente não é infinita. Se ao prepararmos nosso copo de água com açúcar,