macaco sanfona
UNIDADE CAMPO LIMPO
ENGENHARIA MECÂNICA
Mecânica dos fluidos
SÃO PAULO
2014
BRAÇO MECÂNICO HIDRÁULICO
Trabalho apresentado ao Professor da disciplina Mecânica dos fluídos da turma 5º série, turno noturno do curso de engenharia mecânica.
Faculdade Anhanguera
São Paulo - 04/04/2014
1-INTRODUÇÃO O projeto tem por objetivo a construção de um Braço Mecânico Hidráulico utilizando como base tecnológica a Lei Blaise Pascal (1623-1662) físico, filósofo e matemático francês. Apesar do baixo custo e recursos aplicados neste projeto, utilizaremos nossos conhecimentos teóricos e práticos da hidrostática (mecânica dos fluídos). Detalharemos os materiais utilizados na construção do braço mecânico e os cálculos necessários para a geração dos movimentos.
2- JUSTIFICATIVA
2.1. História da prensa hidráulica Sempre que temos que levar nosso veículo para fazer a troca de óleo em um posto de combustível ou oficina, nos deparamos com elevadores de veículos. Esse tipo de equipamento recebe o nome de elevador hidráulico ou prensa hidráulica. Seu funcionamento se baseia no princípio de Pascal, que foi publicado em 1652 por Blaise Pascal (1623-1662), demonstra que uma variação na pressão aplicada em um fluído ideal (incompressível) confinado é transmitida integralmente para todas as posições do fluído e para as paredes do recipiente ao qual o fluído está retido.
2.2. Principio do Funcionamento No braço mecânico cada articulação é montada com dois cilindros (seringas), a força exercida no cilindro menor é proporcional à sua área, ou seja, bem pequena. Quando o fluido (água) é pressionado para o cilindro maior, ele produz uma força proporcional a sua área, de modo que a força