Tipos de Agricultura no Mundo
A agricultura não é igual em todo o mundo, já que a cultura entre os países também não é igual. Os principais tipos de agricultura do mundo estão divididos em agricultura tradicional e agricultura moderna. A tradicional se divide em quatro, são elas:
Agricultura itinerante sobre queimadas: Realizados normalmente em países do sul da África, Ásia e América Latina. É uma forma de agricultura onde o agricultor após o termino de colheita queima a área para limpa-la e fertilizá-la. É uma agricultura policultura, extensiva e tradicional.
Há a contribuição para a destruição das florestas, além de provocar a erosão do solo. Depois que o solo foi esgotado por esse tipo de agricultura, o agricultor costuma se deslocar pra outra área que ainda esteja em boas condições, e nela iniciar o mesmo processo.
Agricultura Sedentária de sequeiro: É uma agricultura simples, onde à rotação de cultura e pouiso, que é a área dividida em três e enquanto duas são plantadas uma fica “descansando”. Comum no continente Africano, em áreas com maior densidade populacional. A fertilização desse tipo de agricultura é feita com estrume de vaca.
Agricultura de oásis: Realizada no norte da África em regiões de Oásis. E se caracteriza pela intensidade da ocupação do solo, pelo sistema de policultura e pela extrema divisão da propriedade.
Cultivam-se legumes e cereais, ao nível do solo. Amendoeiras e oliveiras ao nível arbustivo e arbóreo. E palmeiras ao nível superior.
Rizicultura: É o cultivo de arroz em equilíbrio com a natureza, adubação natural com dejetos animais e humanos, galhos e folhas. É um sistema de cultura monocultura muito intensiva e exigente de mão – de - obra.
Agricultura moderna:
Agricultura européia: É mecanizada, utiliza de forma intensiva fertilizante química, recorre a sistemas de rega eficientes e apóia em investigações cientificas e tecnologias, e por tudo isso o rendimento e a produtividade agrícola são muito elevados.
Agricultura