geografia
Questão 01.
R: A estrutura fundiária brasileira caracteriza-se por ser muito desigual e altamente concentrada, característica essa existente desde a colonização, mais que consolidou-se após 1850 com a lei de terras.
Questão 02:
R: Com a Lei de Terras, objetivava-se regularizar o acesso a terra, pois o único meio de acesso a terra, seria mediante compra. Com isso, ex-escravos, colonos e imigrantes, que não tinham dinheiro para comprar terras, não tiveram acesso a elas, ficando as mesmas concentradas nas mãos de grandes fazendeiros.
Questão 04:
R: Nos últimos anos vem ocorrendo um aumento na utilização da terra, transformando latifúndios improdutivos em empresas rurais que adotam práticas agrícolas modernas.
Questão 05:
R: No Período Colonial, a mata atlântica foi destruída para dar lugar a cana-de-açúcar, em especial no Nordeste. No período atual, com a modernização e utilização de tecnologia no campo, a expansão da fronteira agrícola acontece na Amazônia, principalmente com o cultivo de soja e extração de madeira.
Questão 06:
R: O índice Gini, e um indicador de desigualdade. Esse índice propões representar o grau de dificuldade por meio do intervalo 0-1. Quanto mais próximo de 0 for o índice, menor será a desigualdade. E muito utilizado na verificação de concentração de terras, daí sua importância para a análise da concentração fundiária no Brasil.
Questão 07:
R: As lavouras brasileiras podem ser classificadas em permanentes e temporárias.
Questão 12:
R: a) A maior porção do gráfico é ocupada com propriedades com área total de mais de dois mil hectares.
R: b) Esse gráfico revela que o Brasil há significativa predominância de grandes propriedades, pois mais da metade do total e formada por propriedades de mais de 500 hectares.
-Qualé a principal característica do Brasil no que se refere a sua estrutura fundiária? O que seria estrutura fundiária? É a forma como as propriedades agrárias de uma