Trabalho Processos Metalurgicos
1) Quais foram as principais contribuições das teorias atômicas para o estudo da química? Represente graficamente a variação da energia em função da distancia interatômica.
Os modelos atômicos são, portanto, teorias fundamentadas na experimentação. Tratam-se, portanto, de explicações para mostrar o porquê de um determinado fenômeno. Diversos cientistas desenvolveram suas teorias até que se chegou ao modelo atual.
DIAGRAMA ENERGÉTICO
Repulsão Na aproximação de cargas iguais Atração a energia aplicada é maior.
Distancia interatômica
2) Defina ligação Iônica, Metálica e Covalente. Cite exemplos de materiais onde cada um dos tipos de ligação pode ser encontrado.
Ligação Iônica: Ligação Iônica é a atração eletrostática entre dois íons carregados com cargas diferentes. Onde um metal doa um elétron, devido a sua baixa eletronegatividade formando um íon positivo (Cátion), e um Ametal (Não Metal) recebe o elétron, formando um íon negativo (Ânion). No sal de cozinha (por exemplo), as ligações entre os íons sódio e cloreto são iônicas. Demasiadamente, ligações iônicas se formam entre um metal e um ametal.
Exemplo de ligação iônica: a) o sódio cede um elétron para o cloro; b) os íons, de cargas opostas, atraem-se. Na realidade, como existem vários íons de sódio e cloro presentes, cada íon coordena-se com seus vizinhos formando uma estrutura ordenada como, por exemplo, o cristal de cloreto de sódio.
Ligação Metálica: Definição por Drude e Lorentz: “O metal é constituído de um arranjo regular de íons positivos imersos num mar de elétrons de valência que circulam livremente entre esses íons”
Ligação Covalente
Na ligação covalente os átomos compartilham seus elétrons das órbitas mais externas, formando pares de elétrons (com spins opostos) que pertencem aos dois átomos.
Ex: a ligação covalente é exemplificada pela formação da molécula de hidrogênio.
3) Qual a importância da tabela periódica? Como ela foi organizada?