Trabalho Processo Metalurgicos
MISSÕES
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
ENGENHARIA MECÂNICA
TECNOLOGIA DE FUNDIÇÃO
Processos Metalúrgicos
Gilvan Blaskiewicz
Cassiano Canabarro
Erechim, Maio de 2014.
2
RESUMO
A fundição é o processo de vazar metal líquido em um molde, que contém uma cavidade com a forma desejada, e depois permitir que resfrie e solidifique. A parte solidificada é também conhecida como peça fundida, que é ejetada do molde ou tem o molde quebrado para completar o processo. A fundição é mais freqüentemente usada para fazer peças complexas que seriam difíceis ou mais caras de se fazer por outros métodos. O processo de fundição é definido como o conjunto de atividades requeridas para dar forma aos materiais por meio da sua fusão, consequente liquefação e seu escoamento ou vazamento para moldes adequados e posterior solidificação.
O processo de fabricação de peças através da fundição é muito importante por ser um dos processos mais antigos, e também porque é um dos mais versáteis, principalmente quando se considera todos os tipos de peças que podem ser produzidas por este processo. Seu aperfeiçoamento é contínuo, partindo desde pequenas peças fundidas artesanalmente às técnicas de siderurgia.
O processo de fundição aplica-se a vários tipos de matérias tais como aços, ferros fundidos, alumínio, cobre, zinco e sua principal vantagem é obter, de maneira econômica, peças de geometria complexa. Porém existem também desvantagens como, por exemplo, podem apresentar elevadas tensões residuais, microporosidade, e variações de tamanho de grão. Sendo assim, este trabalho visa apresentar técnicas, dimensionamento e elementos necessários para realizar o processo de fundição.
3
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO ............................................................................................................. 7
2. TÉCNICAS DE MOLDAGEM .....................................................................................