Química
Metais Alcalinos Terrosos
Química Inorgânica II – Laboratório
Professora: Lúcia Helena
São Bernardo do Campo, 9 de setembro de 2014
Nomes: RA:
Angeline Alencar Gonçalves 031884
Jefferson Vilela dos Anjos 031572
Joyce Maria Simões 031544
Marcela de Souza Silva 032495
Introdução
Os metais alcalinos terrosos estão localizados no grupo 2A da tabela periódica fazem parte deste grupo o Berílio, Magnésio, Cálcio, Estrôncio, Bário e Rádio. Estes elementos possuem dois elétrons na camada de valência são encontrados em estado de oxidação e possuem o íons 2+.
Os metais alcalinos terrosos em contato com o oxigênio formam óxidos, em contato com a água formam hidróxidos e os óxidos desses compostos reagem com a água.
Possuem propriedades alcalinas (básicas) e são muito eletropositivos. São metais de baixa densidade e coloridos.
Objetivos
Conhecer e identificar as propriedades dos hidróxidos de metais alcalinos terrosos e observar a solubilidade dos sais destes metais.
Procedimento Experimental
- Esquema de aparelhagem:
Materiais: - Béquer (100mL) - Vidro relógio - Bagueta - Funil Analítico - Papel de filtro - Suporte Universal - Argola - Tubo de ensaio - Canudo - Palha de aço - Pipeta graduada Reagentes: - Água - 1g de óxido de cálcio - 1g de óxido de magnésio - Fenolftaleína - Hidróxido de bário (em solução) - Cloreto de magnésio solução em 5% - Cloreto de cálcio solução em 5% - Cloreto de bário solução em 5% - Nitrato de estrôncio solução em 5% - Ácido sulfúrico 1M - Cromato de potássio - Fita de magnésio (sólido)
Descrição do roteiro:
Parte I:
Foram obtidas duas soluções homogeneizadas em um béquer contendo 25mL de água de óxido de magnésio e óxido de cálcio formando hidróxido de magnésio e hidróxido de cálcio em soluções saturadas.
As duas soluções foram filtradas obtendo-se filtrados límpidos e transparentes de seus respectivos óxidos.
a) Em vidros relógio adicionaram-se duas