Resumo Identidade
Centro de Ciências Sociais e Educação
Curso de Pedagogia – 1ª Semestre (vespertino)
Disciplina: Psicologia Geral
Prof. Drº: Caetano Diniz
Aluno (a): Layla Kelly de Oliveira Rocha
Identidade
Resumo
Belém – PA
2013
Identidade.
Muitos de nós não sabem, mas a partir do momento que olhamos e prestamos atenção em um individuo começamos a conhece-lo. Como? Ora, logo discernimos seu sexo, sua cor, seu modo de vestir, sua faixa etária (se é criança, jovem ou adulto).
A todo o momento estamos conhecendo alguém, e conhecer é uma coisa aparentemente simples, mas é um desafio, por que não permanecemos sempre o mesmo (a), mas mesmo assim sempre o somos (isso será mais bem explicitado a diante). Este conceito nomeia-se identidade, que permite o individuo reconhecer-se como único.
Dentre as varias compreensões sobre a identidade, destacaremos dois: a de Carlos Brandão, antropólogo educador, e Andre Green, psicanalista.
O primeiro explica que a identidade é o sentimento pessoal e a consciência dela mesma numa realidade individual, o que nos torna único diante dos outros. E resalta ainda que é em relação ao outro que nos constituímos como únicos, diferenciados. O segundo considera a identidade como partes de nós que não muda com o tempo, como por exemplo, nome, parentesco e nacionalidade. São características que carregamos a vida inteira, delimitando-nos e permitindo-nos assim, o reconhecimento individual. Porem, tais características não são capazes de nos acompanhar no processo de mudança.
O reconhecimento se dá a partir do momento em que podemos fazer comparações do nosso eu com o outro, ou seja, a identidade depende da diferenciação com o outro.
Na vida do ser humano, o primeiro individuo muito importante é a mãe. É dela quem a criança vai se diferenciando e tendo como primeiro individuo de comparação. Ao longo de seu desenvolvimento, relaciona-se com outras pessoas, adquirindo