Mares de Morros
Esse domínio acompanha a faixa litorânea do Brasil desde o Nordeste até o Sul do País. Caracteriza-se pelo relevo com topografia em "meia-laranja", mamelonares ou mares de morros, formados pela intensa ação erosiva na estrutura cristalina das Serras do Mar, da Mantiqueira e do Espinhaço.Apresenta predominantemente clima tropical quente e úmido,caracterizado pela floresta latifoliada tropical, que, na encosta da Serra do Mar, é conhecida como Mata Atlântica.Essa paisagem sofreu grande degradação em consequência da forte ocupação humana.Além do desmatamento, esse domínio sofre intenso processo erosivo (relevo acidentado e clima úmido), com deslizamentos frequentes e formação de voçorocas.
Localização:Fala:
(Esse domínio compreende a região da floresta tropical, Mata Atlântica ou mata de encosta, caracterizada pela presença de uma grande variedade de espécies, a planície litorânea, largamente devastada, onde ainda se destacam as dunas, os mangues e as praias, e serras elevadas, como a Serra do Mar, a Serra do Espinhaço e a Serra da Mantiqueira.)
Serra do mar
Serra do espinhaço
Serra da Mantiqueira
Os Mares de Morros possuem este nome em função do relevo ondulado que predomina nas regiões costeiras do Brasil. Encontramos este domínio dês do Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte, passando por regiões mais interiores de São Paulo e Minas Gerais. Toda a região da Serra do Mar brasileira se encontra neste domínio e é nele que está situada a Mata Atlântica, ou Floresta Pluvial Atlântica. Estes possuem uma alta biodiversidade, em função das características da Floresta Ombrófila Densa(, que é o ecossistema dominante neste domínio.
Fala:
(Antes conhecida como Floresta Pluvial Tropical, tem como principais características as altas temperaturas e o alto índice de precipitação bem distribuído durante o ano,