Preparação de meios de cultura
JHON LENNON SILVA GARBE
RAMON ALEXANDRE CAPUCHO
YURY LUIZ GARCIA
PREPARAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA
ALEGRE
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVO 3
MATERIAS E MÉTODOS.....................................................................................................3
RESULTADOS E DISCUSSÃO 5
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 6
INTRODUÇÃO
O material nutricional preparado para o desenvolvimento de microrganismos é denominado meio de cultura. Para estudar um microrganismo devemos isolar e cultivar em um meio. Algumas bactérias conseguem crescer em qualquer meio de cultura, outras requerem um meio especializado para seu desenvolvimento e outras bactérias não conseguem nem se desenvolver em um meio de cultura. O Ágar água é um meio relativamente simples, de fácil preparação e barato, usado para microrganismo que não exigem muita opção nutricional, já a Batata Dextrose Ágar (BDA) é um meio mais rico em nutrição para os microrganismos.
OBJETIVO
Preparação de meio de cultura com Ágar água e Batata Dextrose Ágar (BDA) para microrganismos não obrigatórios.
MATÉRIAIS E MÉTODOS
02 Erlenmeyer – 250mL
02 Béquer – 1000mL
04 Béqueres – 500mL
1 Litro de água destilada
39 g Batata Dextrose Ágar (BDA)
20 g de ágar água
01 Balança analítica
Micro-ondas
02 Placas de Petri
02 Bastões de vidro
Algodão
Papel Pardo
Barbante
Luva antitérmica
02 Espátulas
Colocou uma placa de Petri sobre a balança analítica e tarou a balança, pesou 20 gramas de ágar água (Figura 1), utilizou-se um béquer com 1 litro de água destilada para o preparo de ágar água, colocou o pó de ágar água em 1 litro de água destilada para seu preparo, misturou-se com um bastão de vidro, utilizou 02 béqueres de 500mL e distribuiu 500mL da solução (solução já misturada) em cada béquer, logo depois levou ao micro-ondas (Figura 3) e ficou por 12 minutos e em cada 2 minutos parava e homogeneizava (Figura 4)