Preparação de meio de cultura e semeaduras
ENGENHARIA QUÍMICA
OBSERVAÇÃO DE MICRO-ORGANISMOS
Adriano Teixeira 104490
Leonardo Vieira 104456
Rafael Aquino 091226
Thaysa de Oliveira 104005
1. Introdução
A vida humana está intimamente relacionada com os micro-organismos, seres abundantes no solo, no mar, no ar, e em todos os ambientes naturais. São organismos invisíveis a olho nu, de tamanho microscópico que pertencem a classes e reinos diversos. Incluem os vírus, as bactérias, os protozoários, as algas unicelulares, os fungos, e os ácaros. A ciência que os estudam é a Microbiologia, que proporciona algumas ferramentas de investigação para estudar a natureza e os processos vitais. Isso se deve ao fato das células microbianas terem várias propriedades bioquímicas em comum a outras células pluricelulares. Elas facilmente crescem em cultivo em laboratórios, e, portanto, são mais acessíveis ao serem manipuladas em estudos bioquímicos e genéticos, fazendo dessas células importantes modelos para o conhecimento das funções celulares de organismos complexos. Além disso, a Microbiologia alcança diversas áreas como medicina, agricultura e indústria. Muitas doenças do homem são causadas pelos micro-organismos, e deve-se a isso a importância e a necessidade de estuda-los.
2. Objetivo
Analisar em laboratório as diferentes formas de micro-organismos e suas características através da visualização em microscópio e usando como base a teoria aprendida anteriormente em aula.
3. Resumo Teórico
3.1 Microscópio óptico
O microscópio óptico apresenta o poder de ampliar e regular, com uma série de lentes multicoloridas e ultravioletas um objeto. Com a utilização do mesmo, é capaz de enxergar através da luz estruturas pequenas, impossíveis de visualizar a olho nu. Em Microbiologia normalmente é usado um microscópio composto equipado com três objetivas denominadas de baixo