Gestão
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA – NEAD
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTANCIA
Disciplina: ESTUDOS COMPARADOS DA EDUCAÇÃO
Professora: LUIZA
Aluno(a): Dinalice Figueiredo dos Anjos
Data: 03 / 02 / 2015
Polo: Bom Jesus das Selvas
Nota:(
)
PROVA
Elaborar um texto dissertativo, apontando as principais diferenças entre os métodos de estudos comparativos em educação e suas implicações na constituição de políticas educacionais (5 páginas, modelo ABNT).
De acordo com Lourenço Filho a Educação Comparada “é uma projeção, no plano das instituições do povo a que pertença, de forças que levem as gerações mais amadurecidas a influir nas que menos o sejam, para transmitir-lhes as próprias ideias, sentimentos, técnicas, desejos e aspirações”. Nesse contexto é de suma importancia para o planejamento de políticas públicas para qualquer sistema de ensino. Os estudos de Educação Comparada são relativamente recentes. As primeiras obras cientificas são datadas do final do século XIX, embora, em 1817, em seu Esquisse et vues preliminaires d’un ouvrage sur l’education comparée, MarcAntonie Jullien tenha esboçado os princípios, as regras e as tarefas dessa nova ciência (GOERGEN, 1991). Esse surgimento como se diz, tardio, tem relação com o fato de que o objeto de estudo da Educação Comparada são os sistemas nacionais de ensino, sem eles, certamente, ela não poderia existir ou se organizar e definir suas características (LOURENÇO FILHO, 2004).
Mediante os textos lidos, os métodos de estudos comparativos em educação são realizados através de observações indiretas e apresentadas por meio de fontes documentais. Nos estudos dos fatos e situações da educação em geral várias
perspectivas são adotadas entre as quais três são destaques: a perceptiva histórica, a sociocultural e a de rendimento ou eficiência.
Na perspectiva sociocultural é considerada a forma dos sistemas nacionais de ensino o ponto inicial