Método Paulo Freire
Curso de Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior
Disciplina: Desenvolvimento, Autonomia e Processos de Aprendizagem do Adulto.
Aluna: Naara Ornellas
EDUCAÇÃO DE ADULTOS NA ÓTICA FREIRIANA Quando nos referimos a Paulo Freire não podemos esquecer nem deixar de falar sobre seu Método de Alfabetização, porque este método vai bem além do simples fato de alfabetizar. Sabemos que a proposta é estimular e inserir o adulto iletrado no mundo social e politico dentro da sua realidade, desta maneira podemos promover e instigar o adulto para uma transformação dentro da sociedade em que vive. Através da leitura das palavras podemos ensinar a leitura do mundo. Seu método esta escrita em “Pedagogia da Autonomia”.
Paulo Freire desenvolveu seu método quando foi diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife, foi ai que Paulo Freire formou um grupo e começou a testar o método na cidade de Angicos, que fica no Rio Grande do Norte. Usando seu método Freire alfabetizou 300 cortadores de cana em apenas 45 dias, mais todo o processo de aprendizagem aconteceu em 40 horas de aula e não foi utilizada nenhuma cartilha neste processo.
Paulo Freire era um critico avido do método tradicional de ensino, principalmente dos métodos que utilizavam a cartilha para ensinar pois ela era sempre usada por meio de repetição de frases e palavras.
Vamos ver todas as etapas que Paulo Freire seguiu para utilizar seu método: Etapas do método
1. Etapa de investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
2. Etapa de tematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras.
3. Etapa de problematização: etapa em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a