Equipamento pessoal individual
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO – FIMCA
MEIOS DE CULTIVO E TÉCNICAS DE SEMEADURA
MICROBIOLOGIA
ENFERMAGEM – 2º PERÍODO
PORTO VELHO – RO
ABRIL/2011
MEIOS DE CULTIVO E TÉCNICAS DE SEMEADURA
PORTO VELHO – RO
ABRIL/2011
INTRODUÇÃO
Meios de cultivo, também chamados meios de cultura, são complexos que se destinam ao cultivo artificial de microrganismos. As técnicas de semeadura permitem que o cultivo destes microrganismos, seja eficiente para atingir as finalidades propostas, como: crescimento bacteriano; isolamento bacteriano; estudo da morfologia colonial; pesquisa de patogenicidade; pesquisa das características bioquímicas.
Os meios de cultivo devem conter as substâncias exigidas pelas bactérias para o seu crescimento e multiplicação, como temperatura, nutrientes, ou seja, condições físicas necessárias. Para que possam fazer a síntese de sua própria matéria nutritiva devem dispor de fontes de carbono (proteínas, açúcares), fontes de nitrogênio (peptonas) e fontes de energia. São também necessários alguns sais inorgânicos, vitaminas e outras substâncias favorecedoras do crescimento.
1. CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS DE CULTIVO
Existem meios diferentes de cultivos que elaborados com misturas químicas, conforme sua consistência altera a reação das bactérias, como também aprimora sua observação, podem ser:
1. • Meios líquidos: são aqueles em que os nutrientes estão dissolvidos em uma solução aquosa. O crescimento bacteriano nesse meio muda seu aspecto, ou seja o meio sofre uma turvação.
2. • Meios semi-sólidos: são aqueles que possuem na sua composição, além dos nutrientes, uma pequena porcentagem de um polissacarídeo proveniente de algas marinhas, chamado Ágar. São geralmente utilizados em tubos e a partir desse tipo de cultura é possível observar a motilidade bacteriana.
3. • Meios sólidos: são aqueles que possuem uma porcentagem maior de Ágar (cerca de 15 g/litro de água destilada), além dos nutrientes.