Preparação de Meios de Cultura
Laboratório de Química Orgânica
Prof. Mariana
Data da prática: 10 de outubro de 2014
Preparação de meios de cultura
Belo Horizonte
Outubro, 2014
Introdução
Os meios de cultura destinam-se ao cultivo artificial dos microrganismos e fornecem os princípios indispensáveis ao seu crescimento. São compostos de substratos naturais ou artificiais e devem conter as substâncias exigidas para o crescimento e multiplicação dos microrganismos estudados, atendendo as exigências de fontes de carbono, nitrogênio, sais minerais, etc. As principais funções de um meio de cultura são o isolamento, cultivo, preservação, estudos morfológicos de microrganismos. Os diversos meios de cultura existentes podem ser classificados de diversas formas: ¹
Quanto à com posição
Naturais Encontrados na natureza, de origem vegetal ou animal.
Artificiais Fabricados em laboratório, constituído de substâncias químicas, podendo ser definidos ou indefinidos (complexos).
Definidos Possui composição definida, ou seja, se conhece qualitativa e quantitativa sua composição.
Indefinidos A composição real não é conhecida, apenas é feita uma estimativa qualitativa. Por exemplo: meios suplementados com sangue, gema de ovo, alimentos.
Quanto ao estado físico
Liquido São desprovidos de ágar.
Semi sólido Apresentam em sua composição até 1% de ágar.
Sólido Apresentam em sua composição de 1,5 a 2,5% de ágar.
Quanto à finalidade e características
Simples Só possui os nutrientes básicos para o crescimento das bactérias.
Enriquecido Além dos nutrientes básicos possui elementos nutritivos a mais, como fatores promotores de crescimento (sangue), mas não é específico.
De enriquecimento É suplementado com nutrientes específicos para o microrganismo que se deseja pesquisar. Além disso, possui nutrientes agentes inibidores de determinados microrganismos, mas não permite o