Preparação de Meios de Cultura (Microbiologia)
PREPARAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA
Química 3°L
São Paulo, Agosto de 2013
4° Prática: Preparação de Meios de Cultura
Reagentes e Materiais:
- 9,75g de “Potato Dextrose Agar” (PDA)
- 1 Balança Semianalítica e Espátula
- 1 Bico de Bunsen
- 1 Suporte com placa de amianto
- 1 Erlenmeyer de 250 mL
- 1 Bastão de Vidro
- 1 Béquer de 400 mL
- 1 Tampão de Algodão + Gaze (“boneca”)
- 1 Caneta Retroprojetor
- Papel Alumínio
- Fita Crepe
- Rolo de Barbante
Procedimentos:
A preparação do meio de cultura para fungos deveria ocorrer de acordo com as instruções pré-fornecidas pelo rótulo de PDA.
O rótulo do PDA informava que, para preparar 1000 mL (1L) de meio, era necessário pesar 39g. Como foi necessário o preparo de apenas 250 mL desse, a quantidade de PDA a ser pesada foi de:
Pesada esta quantidade de PDA no Béquer de 400 mL, mediu-se, em uma proveta, 250 mL de Água Destilada e aos poucos esta água foi sendo adicionada ao meio para que este se dissolvesse.
Esta dissolução do PDA foi realizada sob agitação constante.
Quando quase todo o PDA já havia se dissolvido, a solução foi levada à fervura no Bico de Bunsen até que adquirisse um aspecto translúcido. A agitação constante também foi mantida nesta etapa.
Após o término da fervura, o meio foi rapidamente transferido para o Erlenmeyer de 250 mL pois o Ágar, ao resfriar-se após certo aquecimento, tende a endurecer.
Para evitar que microorganismos pudessem adentrar o meio recém-preparado e dificultar na inoculação futura de um microrganismo de interesse empírico, fez-se necessário vedá-lo utilizando um Tampão de Algodão + Gaze, Barbante, Papel Alumínio e Fita Crepe.
A este tipo de vedação, dá-se o nome de “boneca”. Para confeccioná-la foi necessário enrolar o algodão, comprimindo-o o máximo possível para que este fique mais rígido. Após enrolar este algodão, procedeu-se a colocação da Gaze no mesmo, fazendo um envoltório