Circuito de Laboratório
A microbiologia, ciência que estuda os microrganismos, pode definir-se de forma mais especifica como o “estudo de organismos procariotas ( bactérias, archea), eucariotas inferiores ( algas, protozoários , fungos ) e também vírus. Com o seu estudo mais rigoroso datado de à 300 anos atrás, o estudo de microrganismos encontra-se associado à investigação e observação de microrganismos, espécies de muito pequenas dimensões e que podem trazer alguns perigosos para os indivíduos que os manuseiam, o que obriga á existência de laboratórios com materiais e regras específicas e rigorosas. Esta atividade experimental teve como objetivo o conhecimento do laboratório de microbiologia alimentar bem como das regras de trabalho que o mesmo apresenta, de modo a permitir um funcionamento adequado no decorrer das aulas práticas. Ao longo deste relatório demonstrar-se-ão as diversas áreas do laboratório, bem como os materiais e as regras que este comporta.
Resultados
Áreas/ Zonas do Laboratório de Microbiologia
O Laboratório de microbiologia comporta duas áreas que por sua vez se podem subdividir, sendo elas:
1. SALA DE MANIPULAÇÕES
Esta área deve apresentar determinadas características, nomeadamente, deve conter todo o tipo de materiais e reagentes necessários para a manipulação ao microscópio, deve ter a presença de iluminação natural, de cores claras nas paredes, ausência de correntes de ar, existência de energia elétrica e de gás e água canalizada, superfícies de trabalho revestidas por materiais lisos, resistes, incombustíveis bem como impermeáveis.
2. SALAS DE PREPARAÇÃO E DESCONTAMINAÇÃO DE MATERIAIS E PREPARAÇÕES ( COMPORTA A ZONA LIMPA E ZONA SUJA)
Esta área, que tal como o nome indica tem como principais funções a preparação de materiais e preparações e também a descontaminação dos mesmos, Detêm os seguintes materiais :
- Bancada para preparação de materiais, reagentes e meios de cultura;
- Lavatórios e máquinas para