Laboratório de Circuitos
FACULDADE DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS IE
Manaus / AM
Maio / 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
2º Relatório de Laboratório Voltímetro e Amperímetro.
Manaus / AM
Maio / 2014
INTRODUÇÂO
Para melhor análise de circuitos ou de equipamentos, devemos manusear as ferramentas necessárias para realizar as medições de tensão e corrente. Analisaremos aqui algumas formas de circuitos com resistores, executando e observando com o multímetro modo de verificação dos circuitos montados.
1.1 TÍTULO: VOLTÍMETRO E AMPERIMETRO
1.2 OBJETIVOS:
- Utilizar o voltímetro para medidas de tensão contínua.
- Utilizar o amperímetro para medidas de tensão contínua.
- Familiarizar com o instrumento e suas escalas.
1.3 TEORIA:
Tensão:
Tensão ou diferença de potencial é a energia necessária para deslocar uma carga unitária atraves de um elemento, medida em volts (V).
Um gerador fornece uma energia aos elétrons que pode ser usada de diversos modos, para acender uma lâmpada incandescente, esquentar água através dos chuveiros elétricos, aquecer o ferro elétrico etc. Os geradores mais conhecidos e mais comuns são as usinas hidrelétricas, pilhas e baterias.
Vários eletrodomésticos vêm com a informação da corrente elétrica e da tensão elétrica a que ele pode ser ligado. O valor da tensão pode mudar de Estado para Estado.
A tensão elétrica U que se dá entre os polos de um gerador é definida como sendo:
Os elétrons que estão no interior do gerador recebem certa quantidade de energia. Boa parte da energia que recebem é perdida dentro do próprio gerador, assim, ao saírem dele o elétron possui energia um pouco menor do que a que recebeu. Partindo desse princípio é que definimos a tensão