Laboratório de Circuitos I
Fazer a leitura do código de cores dos resistores através de uma tabela, utilização do multímetro para medição de Resistência, Tensão e Corrente CC, bem como calcular a potência em um circuito elétrico.
MATERIAIS UTILIZADOS
Fonte CC variável;
Resistores: 100Ω, 470 Ω,1K Ω, 3,3KΩ 2,2K Ω, 4,7K Ω;
Multímetro;
Protoboard.
DESENVOLVIMENTO
Resistores e Código de Resistores
Os resistores são encontrados em diversos aparelhos eletrônicos como, por exemplo, televisores, rádios e amplificadores.
Um resistor pode ser definido como sendo um dispositivo eletrônico que tem duas funções básicas: ora transforma energia elétrica em energia térmica (efeito joule), ora limita a quantidade de corrente elétrica em um circuito, ou seja, oferece resistência à passagem de elétrons.
Os resistores são fabricados basicamente de carbono, podendo apresentar resistência fixa ou variável. Quando os resistores apresentam resistência variável passam a ser chamados de potenciômetros ou reostatos.
Encontramos resistores mais comumente nos chuveiros elétricos, nos filamentos das lâmpadas incandescentes, em aparelhos eletrônicos, etc.
Basicamente os resistores são representados da seguinte maneira:
Representação de resistores
O seu valor nominal é apresentado por faixas coloridas (código de cores), que obedecem ao seguinte critério: partindo da extremidade, as duas primeiras cores formam um número com dois algarismos; a terceira cor corresponde ao expoente da potência de 10 que multiplica o número inicial; a quarta cor corresponde à tolerância que mostra, percentualmente, a faixa de valores em que pode variar a resistência do resistor. Assim, temos:
Procedimento Experimental Realizamos os cálculos das cores e a medição de cada resistor com o multímetro, encontramos valores menores de resistência, por incerteza de medição do multímetro e pela resistência do seu cabo.