Engenharia elétrica: laboratório de circuitos elétricos e digitais i
Campus Campinas – SP
Engenharia Elétrica:
Laboratório de circuitos elétricos e digitais I
Relatório:
Experimento 1
Instrumentos de Medição
Mar./2013
Resumo
No experimento 1 do curso de engenharia elétrica ( Laboratório de circuitos elétricos e digitais I) poderemos conferir os resultados de medições feitas sobre um gerador de sinais que é um instrumento que gera sinais elétricos de tensões e controlador de ondas dos tipos: senóide, quadrada e triangular, possibilitando assim a comparação de resultados sobre as leituras feitas através de um osciloscópio que é um instrumento que permite a visualização e a medição de sinais variáveis no tempo e um multímetro que é um instrumento de medição que agrega diversos medidores, tais como, o ohmimetro, o wattímetro , o voltímetro e o amperímetro.
Introdução
O curso de graduação em engenharia elétrica da Universidade São Francisco tem incorporado a sua grade curricular a disciplina de Laboratório de circuitos elétricos e digitais I que visa apresentar, discutir e aprimorar os conhecimentos de seus alunos sobre os instrumentos de medição. Este relatório é parte integrante do processo educativo, traz o aprendizado e os resultados obtidos em um laboratório prático proposto durante o desenvolvimento da disciplina, no decorrer do quinto semestre letivo do curso. Nesse laboratório foram abortados os funcionamentos e interpretação dos equipamentos que geram tensão e controlam formas de onda possíveis de medição através dos instrumentos para verificação dessas grandezas.
Teoria
Para medirmos a freqüência de um sinal com o osciloscópio, utilizaremos o método da varredura calibrada, onde multiplicamos o valor da base de tempo pelo número de divisões ocupadas, pelo período da figura na tela, obtemos o valor do período. A freqüência, obtém-se indiretamente, utilizando a expressão f = 1/T.
Para medidas de tensão alternada, injeta-se o sinal à entrada vertical,