Métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação
ALINE ANDRADE CUNHA
ALINE COSTA DOS SANTOS
CAMILA BEATRIZ RIBEIRO
DÉBORA RODRIGUES FREIRE
FERNANDA CRISTINA A. SUGAWARA
KAREN MONIKE ALVES
Métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Triângulo Mineiro, como parte das exigências à conclusão da Unidade Temática Pesquisa e Produção do Conhecimento II do 5º período do Curso de Serviço Social, orientado pela Profª Drª Rosane Aparecida Martins.
UBERABA
2013
INTRODUÇÃO
Segundo Gil (2008), o conhecimento só pode ser considerado científico a partir do momento que se pode verificar sua veracidade. Essa verificação faz-se através de método científico, ou seja, de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir um conhecimento”.
Adotando a classificação de Gil, os métodos podem ser colocados em dois grandes grupos: os métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação e os que indicam os meios técnicos da investigação.
O primeiro grupo de métodos esclarece sobre os procedimentos lógicos que devem ser seguidos no processo da realização da pesquisa da natureza ou da sociedade. Dentre eles estão os métodos: dedutivo (racionalista), indutivo (empirista), hipotético-dedutivo (neopositivista), dialético (materialismo dialético) e fenomenológico. Escolher um ou outro método vai depender da natureza do objeto, dos recursos disponíveis, da abrangência do estudo e da inspiração filosófica do pesquisador.
Para a realização da pesquisa sobre os métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação foi realizado um levantamento bibliográfico acerca do tema proposto para o grupo, o qual realizou pesquisas em livros específicos e artigos científicos disponíveis na Internet.
O método dedutivo
Segundo