Residencias artisticas
Seguindo a vocação da FUNDAJ de promover, em várias áreas de conhecimento, a pesquisa e a experimentação, o projeto RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS privilegia, no campo das artes visuais, o processo criativo em detrimento da exibição de obras já feitas. Põe-se ao lado dos artistas no inevitável risco que acompanha o invento, fazendo com que sua participação no projeto o retire de uma situação de conforto. Aposta, portanto, em seu papel de instituição pública que não deve se acomodar com o já conhecido, promovendo a busca do que por vezes sequer nome certo possui.
A presente exposição apresenta os resultados das pesquisas dos três artistas selecionados para desenvolvê-las no Recife. Embora em tudo diferentes uns dos outros, os trabalhos realizados durante essas residências são fruto da possibilidade oferecida a seus autores de aprofundar, mudar ou questionar os pressupostos de trabalhos anteriores. São resultado de um tempo de imersão investigativa e também de abertura para um ambiente diverso daquele onde usualmente desenvolvem suas obras.
Além do desenvolvimento de seus projetos, cada um dos artistas residentes realizou, como parte de seu compromisso com a instituição, uma oficina de trabalho para jovens artistas, desse modo partilhando suas dúvidas e achados. As residências e suas atividades intrínsecas são também parte, assim, de um comprometimento institucional com uma