Informática
A humanidade trabalha com a informação há milhões de anos, entretanto, nas últimas décadas houve um desenvolvimento surpreendente nessa área, através da utilização da tecnologia, destacando-se pela utilização intensa de computadores.
Estamos vivendo uma época toda especial. A velocidade da informação é incrível, tudo muda toda hora, nada é constante. A facilidade com que se deteriora a informação é fantástica, e ao mesmo tempo inacreditável. Estamos presenciando o surgimento de novos negócios que até pouco tempo eram inimagináveis, como a indústria de componentes eletrônicos, que emprega milhões de pessoas, e os serviços de telecomunicações de dados e difusão eletrônica de informações. Além dos acima citados, inúmeros outros negócios surgiram, em conseqüência dessa evolução, que está longe de atingir o seu limite, mais recentemente podemos citar os negócios de compra e venda que são realizados eletronicamente via Internet.
Os jornais circulam com uma velocidade jamais imaginada no passado, a televisão, com suas parabólicas, é capaz de levar o seu sinal a locais nunca antes imaginado, rompendo com tradições, regionalismos, culturas, tornando realidade o que já no passado se chamava, a aldeia global.
As crianças têm experimentado sem saber as novas mudanças, só que os adultos que são encarregados pela formação dessas crianças, não se dão conta do que está ocorrendo, portanto, não são capazes de tirar o melhor proveito da transformação que estão vivendo.
Um dos grandes desafios da década é tornar as empresas cada vez mais competitivas, flexíveis e produtivas. Para isto é necessário dispor das informações na forma como a companhia faz seus negócios e não na maneira como os dados estão organizados.
O mundo está se transformando em uma rede entrelaçada de corporações computadorizadas. À medida que o intercâmbio de dados eletrônicos entre as organizações cresce com as redes inter corporativas, as oportunidades tornam-se cada vez menores.