Poética Arquitetônica
Professora Esther cerviniO encontro se propõe a um “passeio/percurso” por meio da projeção de imagens de algumas obras arquitetônicas e artísticas, modernas e contemporâneas nas quais as aproximações e cruzamentos entre as duas áreas estejam presentes.
O ministrante fará comentários e relações entre as imagens permeadas por perguntas e intervenções dos participantes. Ao final será aberto uma conversa sobre percepções individuais e os diálogos possíveis entre as diferentes visões sobre o material apresentado.
A atividade será também uma introdução para o curso Arte e Arquitetura a ser ministrado no decorrer do primeiro semestre em encontros semanais. Alguns dos artistas e arquitetos a serem apresentados: Álvaro Siza, Lucia Koch, Tadao Ando, Paulo Mendes da Rocha, Iara Freiberg, Tiago Giora entre outros.
Sobre o ministrante
Marcos Sari tem realizado exposições desde 2001, em que os princípios da pintura são utilizados como base para intervenções cromáticas no espaço tridimensional e em paisagem. Dentre estas se destacam Plano, 2003, no Torreão; Planos Vetores e Balizas, 2004, na Galeria Iberê Camargo, em Porto Alegre; e uma intervenção realizada em 2009, no Centro Cultural Arquipélago, em Florianópolis. De 2000 a 2008 realizou diversas intervenções na paisagem durante os Ateliers Abertos promovidos pelo Torreão em lugares como o altiplano boliviano, o pampa gaúcho e o litoral de Santa Catarina. Em 2009 foi contemplado com a Bolsa Iberê Camargo para uma residência artística realizada em Buenos Aires. Em 2011 fez parte da 8ª Bienal do MERCOSUL tendo sua obra exposta no Cais do Porto e realizou residência artística em Bagé / RS a convite da 8ª Bienal do MERCOSUL dentro do projeto Cadernos de Viagem. Em 2012 participou com o Projeto Meio da Feira de Publicações Independentes do SESC Pompéia em São Paulo.
Camila muniz baptista
Lisandra ferreira nunes
Mariana Centurione
Resumo
O arquiteto trabalha em várias etapas,