FICHAMENTO
Discente: Gabriela Costa
ALMEIDA, Lilian Borges . Poética em arquitetura. O arquiteto e as tendências: a obra de Louis Kahn no século XX. Pelotas, 2012.
A autora define os conceitos dos termos Poética e Estética para entender melhor a produção do arquiteto Louis Isadore Kahn, pois segundo a autora , esse arquiteto passou por momentos de transformação das formas de expressão na arquitetura e urbanismo e de variações da sua poética.
O trabalho tem como objetivo, segundo a mesma, de reconstituir como foi possível a produção de Kahn a partir da contextualização de sua carreira e das modificações pelas quais passou e que refletiram em sua poética, analisar a produção da última fase da carreira de Kahn, e examinar sua relação com a tendência arquitetônica dominante.
Significado de poética segundo a autora; a forma de o artista produzir arte, incluindo suas “regras” ou “técnicas” de produção. A estética já seria como essas “regras” ou “técnicas” se manifestam, logo a estética mostra-se como um meio de configurar uma poética, ou seja, a poética é consequência da estética , sendo a poética uma ação e a estética a reação, uma de caráter especulativo, outra de caráter operativo, respectivamente. Sendo a estética as condições de recepção do objeto pelo observador, e a poética seria as formas que para criar essas condições de recepção.
Quando se analisa uma obra de arte ou arquitetura, por exemplo, se analisa de principio as características estéticas, pois essas são as condições de recepção, citadas pela autora, a partir do momento que parte para reflexão do processo projectual e da concepção arquitetônica, já entra no campo da poética.
Entrando na parte da metodologia, foram levados em consideração pela autora, a referencias de autores de teoria, história e crítica da arte e da arquitetura na contextualização do momento que inserem a obra do arquiteto, sendo algumas