saber ver a arquitetura
RESENHA 1
1- NOS VOLUMES DE CARÁTER ARQUEOLÓGICO HISTÓRICO, ACRESCENTEM O CAPÍTULO SOBRE A ARQ, MODERNA E VERIFIQUEM SE OS CONCEITOS CRÍTICOS INFORMADORES CONTINUAM A TER VALIDADE.
2- FAÇAM O MESMO COM AS OBRAS SOBRE ARQ. MODERNA.
GRITOU-SE AOS 4 VENTOS QUE O CONTEÚDO NÃO TINHA VALOR E, ENTÃO, EXCLUIU-SE O CONTEÚDO.
UM QUADRO DE MONDRIAN COM MIES VAN DER ROHE. UM URBANISMO DE LE CORBOUSIER COM VOLUTAS. HÁ DOIS FATOS NESTE CRITÉRIO: 1- CONTINUA-SE A USAR CONCEITOS DA ARTE PICTÓRICA PARA A ANÁLISE DA ARQ. 2- A CRÍTICA E HISTORIA DA ARQ, DESTA FORMA, NÃO PROGRIDEM.
RESENHA 2
A PINTURA ATUA SOBRE DUAS DIMENSÕES. A ESCULTURA SOBRE 3, MAS O HOMEM FICA DE FORA. A ARQUITETURA É COMO UMA GRANDE ESCULTURA ESCAVADA, EM CUJO INTERIOR O HOMEM PENETRA E CAMINHA.
QUEM QUER SE INICIAR NO ESTUDO DA ARQUITETURA DEVE, ANTES DE TUDO, COMPREENDER QUE UMA PLANTA PODE SER ABSTRATAMENTE BELA NO PAPEL, 4 FACHADAS PODEM PARECER BEM ESTUDADAS PELO EQUILÍBRIO DOS CHEIOS E DOS VAZIOS, O VOLUME TOTAL DO CONJUNTO PODE MESMO SER PROPORCIONADO, E NO ENTANTO O EDIFÍCIO PODE RESULTAR ARQUITETONICAMENTE POBRE.
JÁ DISSEMOS QUE 4 FACHADAS, POR MAIS BELAS QUE SEJAM, CONSTITUEM APENAS A CAIXA DENTRO DA QUAL ESTÁ ENCERRADA A JÓIA ARQUITETÔNICA. POR MAIS BELA QUE SEJAM CONTINUA A SER INVÓLUCRO.
NO ENTANTO, QUANDO TUDO PARECIA CRITICAMENTE CLARO E TECNICAMENTE ALCANÇADO, A MENTE HUMANA DESCOBRIU QUE, ALEM DAS 3 DIMENSÕES DA PERSPECTIVA, EXISTE UMA QUARTA. E FOI A REVOLUÇÃO CUBISTA DO PERÍODO IMEDIATAMENTE ANTERIOR À GUERRA QUEM A REVELOU.
A REALIDADE DO OBJETO NÃO SE ESGOTA NAS 3 DIMENSÕES DA PERSPECTIVA. O OUTRO ELEMENTO É O DESLOCAMENTO SUCESSIVO DO ANG. VISUAL: O TEMPO, A QUARTA DIMENSÃO.
MAS O ESPAÇO ARQUITETÔNICO NÃO SE ESGOTA EM 4 DIMENSÕES, POIS EM ARQUITETURA O FENÔMENO É DIFERENTE QUE NA PINTURA E ESCULTURA: AQUI É O HOMEM QUE, MOVENDO-SE MO EDIFÍCIO, ESTUDANDO-O DE PONTOS DE VISTA