Saber Ver a Arquitetura
Como saber realmente quais foram os motivos quelevaram a evolução dos espaços? Como saber se o que os livros e enciclopédias descrevem é realmente uma verdade? A história é uma forma magnífica de desvendar os segredos das evoluções naarquitetura. Diversos fatores comprovam a eficácia dessas pesquisas.
Estudar o desenvolvimento da arquitetura ao longo dos séculos seria impossível sem antes entender a fundo a história e todos osfatores que compõem a civilização à qual está inserida, e que acabam por gerar diferentes concepções espaciais. Por isso é necessário entender os pressupostos sociais, intelectuais e técnicos,bem como o mundo figurativo e estético da época. Bruno Zevi afirma que: “Todos esses fatores, analisados não mecanicamente mas no conjunto de suas relações variáveis, apresentam a cena sobrea qual nasce a arquitetura”
A partir desses dados é possível juntar as peças para decifrar esse complexo quebra cabeças. Observando certas obras perguntamo-nos o porquê delas seremconstruídas daquela forma. Realmente é difícil compreende-las sem analisar o espaço ao seu redor e muitas vezes acabamos por julgar marcos históricos importantíssimos da humanidade. Algumas obrasconsideradas “bizarras” por uns, descrevem perfeitamente o desenvolvimento, a evolução, e até mesmo a cultura do local onde ela está inserida.
Apesar da linguagem formal, que é considerada pormuitos de difícil compreensão, este capítulo é de grande valor para os estudantes de arquitetura. Apresentando temas fundamentais de espaço ao longo de dois milênios, contribuindo para aorientação de estudo. Entendemos que arte transmitia sentimentos, sensações, novas ideias, novas conquistas, a cultura de um povo, uma forma de expressão que viria a mudar a história da humanidade.