A MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
I – INTRODUÇÃO ......................................................................................
II – A MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA................................................
III – CARACTERISTICAS DE CONSTRUÇÕES NEOCLÁSSICAS...
IV – OBRAS E ARTISTAS DA MISSÃO FRANCESA...........................
V – CONCLUSÃO .......................................................................................
VI – BIBLIOGRAFIA...................................................................................
I - INTRODUÇÃO
A Missão Artística Francesa foi um grupo de artistas e artífices franceses que, deslocando-se para o Brasil no início do século XIX, revolucionou o panorama das Belas-Artes no país introduzindo o sistema de ensino superior acadêmico e fortalecendo o Neoclassicismo que ali estava iniciando seu aparecimento. O grupo era liderado por Joachim Lebreton e foi amparado pelo governo de Dom João VI, mas seu trabalho tardou a frutificar, encontrando a resistência da tradição barroca firmemente enraizada e tendo de enfrentar a escassez de recursos financeiros e uma série de intrigas políticas que dissolveram boa parte do primeiro entusiasmo oficial pelo projeto.
II - A MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
No início do século XIX, os exércitos de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal, obrigando D.João VI (rei de Portugal), sua família e sua corte (nobres, artistas, empregados etc.) a virem para o Brasil.
D. João VI, preocupado com o desenvolvimento cultural, trouxe para cá material para montar a primeira gráfica brasileira, onde foram impressos diversos livros e um jornal chamado A Gazeta do Rio de Janeiro.
Nesse momento, o Brasil recebe forte influência cultural europeia, intensificando ainda mais com a chegada de um grupo de artistas franceses (1816) encarregado da fundação da Academia de Belas-Artes (1826), na qual os alunos