Gestao ambiental
Disciplina:
Prof.(a):
Aula:
Semestre:
Introdução a Gestão Ambiental
Kenia Zanetti
04 – Sistema Atmosférico
1º
Aula Atividade
Objetivo da atividade:
A atividade tem por objetivo a promover a discussão sobre alguns poluentes atmosféricos, destacando os problemas ambientais que os mesmos podem causar. Orientações:
Caro Aluno,
Leia o texto e após, realize a atividade
Poluentes Atmosféricos Provenientes da Queima de Combustíveis Fósseis e
Biocombustíveis: Uma Breve Revisão
Em áreas urbanas, grandes quantidades de compostos químicos são emitidas para a atmosfera pelas indústrias, veículos e decorrentes de outras atividades humanas.
Perto de 3000 diferentes compostos provenientes da ação humana já foram identificados na atmosfera, sendo a maior parte deles orgânicos. Essa mistura complexa de poluentes causa preocupação devido ao impacto que pode causar à saúde e ao ambiente. Dessa forma, a determinação sistemática da qualidade do ar deve ser, por questões de ordem prática, limitada a um restrito número de poluentes, definidos em função de sua importância e dos recursos materiais e humanos disponíveis para determiná-los. De uma forma geral, a escolha recai sempre sobre um grupo de poluentes que servem como indicadores de qualidade do ar, que são regulamentados e de uso universal: dióxido de enxofre (SO2), material particulado (MP), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3) e óxidos de nitrogênio (NOx). A razão dessa escolha está relacionada à frequência de ocorrência e aos efeitos adversos sobre o ambiente. Assim, os efeitos da poluição do ar podem ser caracterizados pela alteração de condições consideradas normais e pela potencialização de problemas já existentes, que podem se manifestar na saúde, no bem estar da população, na vegetação, na fauna, e sobre os materiais. Contudo, a atenção das autoridades e dos pesquisadores não deve se voltar apenas aos padrões de qualidade do ar, porque existem compostos