Trabalho Psicologia Social 1
Introdução
Pesquisa social
Pesquisa exploratória
Pesquisa descritiva
Pesquisa explicativa
Envolvimento do pesquisador na pesquisa
Etapas de uma pesquisa
Objetivos da pesquisa
Métodos de pesquisa
Confiabilidade e validade da medição
Métodos de pesquisa das ciências sociais
Métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação
Método dedutivo
Método indutivo
Método hipotético-dedutivo
Método dialético
Método fenomenológico
Métodos que indicam os meios técnicos da investigação
Método experimental
Método observacional
Método comparativo
Método estatístico
Método clínico
Método monográfico
Problemas éticos da pesquisa psicológica
Conclusão
Resumo
Introdução
Pode-se definir método como caminho para se chegar a determinado fim e método científico como conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos para se atingir o conhecimento.
Hoje os cientistas e filósofos preferem falar em uma diversidade de métodos, que são determinados pelo tipo de objeto a investigar e pela classe de proposições a descobrir. Com relação as ciências sociais, pode-se afirmar que existe uma grande variedade de métodos. Considerando esse grande número, eles são classificados em dois grandes grupos. Um desses é o dos métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação, que esclarecem os procedimentos lógicos que devem ser seguidos no processo da realização da pesquisa da natureza ou da sociedade. Eles são desenvolvidos a partir de elevado grau de abstração. Podem ser incluídos neste grupo: o método dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico.
O outro grupo é o dos métodos que indicam meios técnicos da investigação. Eles tem por objetivo proporcionar ao investigador os meios técnicos para garantir a objetividade e a precisão no estudo dos fatos sociais. Visam fornecer a orientação necessária a realização da pesquisa social, sobretudo no referente a obtenção, processamento e validação dos dados pertinentes a problemática que está sendo investigada.