Trabalho da APS Relacionado ao Filme a Onda PSICOLOGIA SOCIAL 1
Patricia Raquel Galiani
NENHUM HOMEM É UMA ILHA:
Um olhar da Psicologia Social sobre o filme “A Onda”
SÃO PAULO
2015
Patricia Raquel Galiani
C3004I-6
NENHUM HOMEM É UMA ILHA:
Um olhar da Psicologia Social sobre o filme “A Onda”
Trabalho referente à disciplina Psicologia Social do curso de graduação em Psicologia, apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Profª.: Camila Torres
SÃO PAULO
2015
“Uma pessoa é uma coisa muito complicada. Mais complicado do que uma pessoa, só duas. Três então, é um caos, quando não é um drama passional. Mas as pessoas só se definem no seu relacionamento com as outras. Ninguém é o que pensa que é, muito menos o que diz que é (…). Ou seja, ninguém é nada sozinho, somos o nosso comportamento com o outro.”
(Veríssimo apud Rodrigues; Assmar; Jablonski, 1999, p. 21)
SUMÁRIO
01 INTRODUÇÃO ……………………………………………………………….…4
02 DESENVOLVIMENTO …………………………………………………………6
03 CONCLUSÃO …………………………………………………………………...7
REFERÊNCIAS …………………………………………………………8
01 INTRODUÇÃO
“A Onda” é um filme alemão, baseado em uma história real, ocorrida no final dos anos 60 nos Estados Unidos, em que um professor, ao receber da escola a tarefa de ensinar aos seus alunos sobre autocracia, decide mostrar na prática os conceitos aos quais mostra-se contrário inicialmente. A proposta é unir a turma em função de um experimento social que, a princípio, tem apenas o objetivo acadêmico de demonstrar que, ao contrário da opinião da maioria, os ideais do nazismo poderiam ser reativados na Alemanha moderna. À medida em que os estudantes se envolvem pessoalmente com a proposta original de um simples exercício de estranhamento, começam a se comportar de maneira extremada, levando a idéia do grupo recém-criado a níveis incontroláveis.
É possível observar no filme aspectos psicossociais relevantes ao estudo desta disciplina. O primeiro deles, princípio básico da Psicologia Social, é a relação entre o