mecanica dos solos
DA
MECÂNICA
DOS SOLOS
PARTE I
CRESO DE FRANCO PEIXOTO
Julho de 2005
2
ATENÇÃO:
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Nos termos da Lei que resguarda os Direitos Autorais, é proibida a reprodução total ou parcial deste trabalho, de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, inclusive através de processos xerográficos, de fotocópia e de gravação, sem permissão, por escrito, do autor.
cópia n°_____________
°
3
INTRODUÇÃO
Intencionou-se na elaboração deste material didático, conceituar, exemplificar e orientar o aluno de disciplina de Mecânica dos Solos em Curso de Engenharia Civil. A abordagem desta temática se dá em nível de introdução mas abrangendo os principais elementos que compõem os fundamentos básicos da Mecânica dos Solos, permitindo ao aluno formar uma "caixa de ferramentas" útil no processo de resolução de problemas de fundações e de obras de terra, que não serão desenvolvidos especificamente.
O material didático foi preparado a partir de elenco de pré-requisitos necessários ao
Engenheiro de Solos, tais como conhecimento de bibliografia básica e fontes de recursos para se solicitar e analisar ensaios laboratoriais, redigir relatórios técnicos específicos e desenvolver
"memórias" de cálculos fundamentais específicos.
Os principais Teoremas não empíricos foram deduzidos de modo simplificado, objetivando-se formar conceito científico. A apresentação de soluções matemáticas paralelamente a ábacos e gráficos tem função de dar suporte à elaboração de algoritmos que permitam soluções céleres utilizando-se de recursos de informática.
Não se evitou utilizar de jargão, mesmo sabendo-se que sinônimos regionais podem gerar confusão. Os termos técnicos deste texto são idênticos aos grafados na bibliografia disponível.
Quanto à notação utilizada procurou-se manter a internacional, não se deixando de citar notações regionais mais comuns.
Os assuntos estão apresentados de forma sucinta e de