relatorio de laboratorio de circuitos
9ª Aula Prática: Associação de Capacitores e Indutores
1. Introdução
O experimento tem como objetivo demonstrar experimentalmente a associação de indutores e capacitores, sendo possível associar a teoria que utiliza de cálculos, sendo, para indutores, idêntica a associação de resistores, e de capacitores o inverso, afim de determinar indutância ou capacitância equivalente.
Outro objetivo é o de mostrar que podemos substituir vários elementos de circuitos de mesma grandeza, por apenas um único elemento, mas somente se essa substituição não prejudicar o funcionamento de todos os outros elementos.
2. Metodologia
Utilizando a ponte de medição RLC foi medido as capacitâncias de 4 Capacitores, sendo elas de 1,5,10 e 20 microFarads. E após a medição foram montados os seguintes circuitos equivalentes abaixo, com o intuito de calcular a capacitância equivalente, no qual o valor será demonstrado nos resultados.
Após a montagem destes circuitos, utilizando a ponte de medição RLC também medimos o valor de dois indutores de 0,1H e 0,2H. E montamos os seguintes circuitos para identificar o valor de indutância vista a partir dos terminais A e B.
3. Resultados Para calcular a capacitância equivalente nos terminais A-B dos circuitos foram utilizados para os capacitores em série a fórmula (1/Ceq)= (1/C1)+(1/C2), sendo C1 e C2 a capacitância dos capacitores em série. Para os capacitores que estão em paralelo a capacitância equivalente é a soma da capacitância destes. Os resultados obtidos foram os seguintes (considerando MF=micro farads):
Circuito
1
2
3
4
5
6
7
Calculado
1,36 MF
24,2 MF
6,24 MF
11,85 MF
7,3 MF
6,24 MF
31,43 MF
Medido
1,367 MF
24,9 MF
6,35 MF
12,0 MF
7,5 MF
6,34 MF
32,0 MF Para calcular a indutância equivalente nos terminais A-B dos circuitos, foram utilizados para os indutores em paralelo a fórmula