Labotrat rio 3 e 4 final
1514 palavras
7 páginas
Faculdade Estácio de CuritibaEletrônica
Polarização de um Diodo direto e inversamente
Nome: Roberto Soares
Turma nº 3001- Quinta-Feira – Noite – 2º Horário
Resumo - Durante a montagem de circuitos elétricos pudemos nos familiarizarmos com a aplicação de Diodos ligados de forma direta e inversamente, também utilizamos alguns instrumentos muito importante no curso: Multímetro digital, Fonte de alimentação variável, possibilitando analisar com qual tensão o diodo conduz a corrente elétrica.
Palavra chave: Polarização de um Diodo direto e inversamente.
I – INTRODUÇÃO
Neste trabalho, descrevem-se de sobre a polarização direta e inversamente de um Diodo aplicamos varias tensões em cima do do diodo em série com um resistor e assim pudemos fazer a analise do circuito. Utilizamos neste trabalho um resistor de 470Ω e um diodo 1N405.
Na fundamentação teórica apresentam-se os conceitos do diodo semicondutor, suas aplicações e características, também pudemos utilizar alguns equipamentos como; multímetro digital e uma fonte de alimentação variável .
A metodologia experimental constitui-se da descrição das experiências realizadas em laboratório, utilizando-se materiais e equipamentos como: multímetro digital, fonte de alimentação variável, cabos de ligação e ponta de prova. Em seguida, realizou-se a montagem dos circuitos utilizando-se os equipamentos já mensurados. Por fim, compararam-se os valores das tensões ajustadas, com as medidas e visualizadas no display do multímetro.
Nas considerações finais apresentam-se os resultados alcançados pela realização das experiências, sua relação com os conceitos teóricos, e as conclusões obtidas através da medidas efetuadas durante o experimento.
II – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O diodo semicondutor é um dispositivo ou componente eletrônico composto de cristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes gases durante sua formação, que causa a polarização de cada uma