Porcas e Parafusos
Porcas e Parafusos
Tecnologia Mecânica
Porcas e Parafusos
Trabalho realizado na disciplina de
Tecnologia Mecânica, com o auxílio do Profº para avaliação do segundo período do segundo semestre de 2013
Sumário
Introdução
O trabalho visa mostrar os tipos mais usados de porcas, mostrando quais as roscas mais usadas, materiais que são feitas e onde podem usadas diariamente, seja na indústria ou para uso pessoal. Também possui informações sobre parafusos, materiais, tipos específicos e onde são usados. Contém também fórmula para calcular roscas feitas com machos.
Porcas e Parafusos
Porca é uma peça de forma prismática ou cilíndrica geralmente metálica, com um furo roscado no qual se encaixa um parafuso, ou uma barra roscada. Em conjunto com um parafuso, a porca é um acessório amplamente utilizado na união de peças.
A porca está sempre ligada a um parafuso. A parte externa tem vários formatos para atender a diversos tipos de aplicação. Assim, existem porcas que servem tanto como elementos de fixação como de transmissão.
Parafusos são elementos de fixação, empregados na união não permanente de peças, isto é, as peças podem ser montadas e desmontadas facilmente, bastando apertar e desapertar os parafusos que as mantêm unidas. Os parafusos se diferenciam pela forma da rosca, da cabeça, da haste e do tipo de acionamento.
Os parafusos têm formato cilíndrico e saliências que se desenvolvem externamente ao longo de seu corpo em formato de hélice, à estas saliências damos o nome de filetes. Existem parafusos que não têm cabeça, mas não existe parafuso que não tem rosca.
As porcas também possuem filetes, entretanto estas saliência são internas. Existem vários tipos de porcas, umas servem para proporcionar fixação e outras para transmitir movimentos. As porcas podem ser apertadas e desapertadas através de ferramentas, como uma chave de boca, por exemplo, ou