modelo ozi
Curso técnico em informática 2013.1 – Suporte II
Professor: Raimundo Vieira
Aluno: Zenimar Oliveira Bezerra
Quando as redes de computadores surgiram, ainda não existia uma padronização, por isso as soluções eram proprietárias, o que abrigava cada fabricante implementar todos dispositivos de uma rede.
Por esse motivo o cliente ficava dependente das soluções desenvolvidas por apenas um fabricante, e a interconexão entre redes era um grande problema.
Para facilitar a interconexão entre redes de computadores a ISO (International Standards Organization) desenvolveu o modelo OSI (Open Systems Interconnection) para que os fabricantes criassem protocolos a partir desse modelo.
O modelo de interconexão de sistemas abertos (OSI) tem sete camadas. Este artigo descreve e explica-los, começando com o 'menor' na hierarquia (físico) e prosseguir com o mais 'Alto' (o aplicativo). As camadas são empilhadas desta forma:
1 - Camada Física
Tem a função de transmitir uma sequência de bits através de um canal de comunicação. Esta camada trabalha basicamente com as características mecânicas eléctricas do meio físico.
A camada física trata coisas tipo distância máxima dos cabos (por exemplo no caso do UTP onde são 90m), conectores físicos (tipo BNC do coaxial ou RJ45 do UTP), pulsos elétricos (no caso de cabo metálico) ou pulsos de luz (no caso da fibra ótica), etc. Resumindo, ela recebe os dados e começa o processo, ou insere os dados finalizando o processo, de acordo com a ordem. Podemos associa-la a cabos e conectores. Exemplos de dispositivos que atuam nessa camada são: Hubs e tranceivers.
Preocupa-se, portanto, em permitir uma comunicação bastante simples e confiável, na maioria dos casos com controle de erros básico:
Move bits (ou bytes, conforme a