" PREPARAÇÃO DE MEIO DE CULTURA E ESTERILIZAÇÃO
CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS
DOCENTE: THIAGO COELHO
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO 01
" PREPARAÇÃO DE MEIO DE CULTURA E ESTERILIZAÇÃO "
PETROLINA - PE 14 DE SETEMBRO DE 2011
1 APRESENTAÇÃO
Este relatório descreve as atividades desenvolvidas por Samile Santos de Oliveira, aluna do curso técnico em alimentos, no âmbito da parte experimental da disciplina Microbiologia de Alimentos. Serão descritos o objetivo, a parte experimental, os resultados, os cálculos, a discussão e as conclusões referentes ao experimento intitulado "Preparação de Meio de Cultura e Esterilização”.
Petrolina, 14 de setembro de 2011.
__________________________________
Samile Santos de Oliveira
2 INTRODUÇÃO
Os microrganismos tal como outros organismos vivos necessitam de obter os nutrientes apropriados do seu meio ambiente. Assim se queremos cultivar e manter microrganismos vivos em laboratório necessitam de colocá-los em meios de cultura, contendo os nutrientes apropriados para o seu crescimento. Para além de nutrientes é igualmente necessário que as condições de oxigênio (presença ou ausência), pH e pressão osmótica sejam adequadas ao crescimento desses microrganismos.
Na preparação dos meios e na manutenção das culturas de microrganismos é importante observar as necessárias condições de assepsia, de modo a se evitarem contaminações com outros microrganismos.
Os meios de cultura dividem-se primeiramente em meios sólidos, aqueles que contêm Agar, e meios líquidos, sem Agar. Ambos os meios são preparados com água destilada, aquecidos até que se dissolvam completamente e posteriormente esterilizados por autoclavagem a 121°C.
Nos meios sólidos o crescimento pára por exaustão de nutrientes, devendo realizar-se a transferência de colônias para novo meio. No