preparaçao de sabao
Nesta experiência fez-se a preparação de um sabão através da reação de saponificação, também denominada de hidrólise alcalina, utilisando como principal reagente um produto do nosso dia-a-dia , o óleo de cozinha , onde a massa obtida do sabão de 23,9 g.
Introdução
Os sabões representam uma ferramenta muito importante no nosso dia-a-dia sendo utilizados frequentemente em tarefas diárias principalmente a nível higiénico.São obtidos atravéz da reação de saponificação ou também denominadas de hidrólise alcalina. Saponificação é basicamente a interacção, ou reacção química que ocorre entre um ácido existente em óleo ou gorduras com uma base forte com aquecimento. È conhecida também por hidrólise alcalina, através dela é que se torna possível o feitio do sabão. O sabão é um sal de ácido carboxílico e por possuir uma longa cadeia carbônica em sua estrutura molecular, ele é capaz de se solubilizar tanto em meios polares quanto em meios apolares. A parte polar tem tendência para se ligar ás moléculas de água(hidrófila/ hidrofílica), a parte apolar tende a ligar-se a substâncias de menor polaridade, como as gorduras (lipófila/ hidrofóbica). São preparados pela hidrólise alcalina da triglicéridos (óleos) ou gorduras. Esta reacção origina os sais dos ácidos gordos que constituem o óleo/ gorduras e glicerol onde as suas propriedades dependerão do óleo/ gordura utilizada na sua síntese.
Equação genérica da hidrólise alcalina:
Dizemos que é uma hidrólise em razão da presença de água (H2O) e que é alcalina pela presença da base NaOH. O símbolo ∆ indica que houve aquecimento durante o processo.
Importância do sabão Se observarmos bem a molécula de um sabão, veremos que ela é constituída por duas partes que apresentam características distintas:
Por ser formada por íões, a extremidade carboxílica do sabão é altamente polar e, por esse motivo, tem tendência para se ligar