Prega o inaugural
Introdução
“Evangelho” (boas novas) é uma noticia que anuncia que fomos resgatados. Mas de que perigo fomos salvos? IRA VINDOURA. Esse é o maior problema do homem! Depois da queda a maldição foi abrangente atingiu toda criação, terra, os relacionamentos, nos afetou psicologia e fisicamente (vemos em gênesis ) O mundo é repleto de morte, doença, racismo, injustiças, desespero, pobreza, ódio, guerras etc. Esse problemas horizontais (entre nós) são causados pelo nosso maior problema vertical (relacionamento com Deus)
(Romanos 5.8-11). O resgate mais importante é o nosso relacionamento com Deus (reconciliação). As boas noticias são que Cristo assume nosso lugar de condenação! Que o Pai enviou o filho que nos resgata, a salvação é pela fé na obra de cristo! (Não vou me aprofundar em todo plano de salvação) Mas é importante entender a distinção de “fé” e “obras”, fé é a crença em Cristo, sua obra. Obras são as consequências de ser salvo. Evangelho não é o que fazemos mas o que foi feito por nós. Obras não salvam, são evidencias que fui salvo. (Efesios 2) Não podemos confundir o que o Evangelho é com o que ele faz! Salvação é algo que já aconteceu na cruz, redenção da criação é garantida, não acontece gradativamente, eu não vou ganhando minha salvação. Ou fui quando cri ou não fui. A morte de Cristo não foi em vão.
Pico
Evangelho (boas novas) é uma noticia (fato ocorrido). É diferente de uma orientação de vida, conselho ou ordem. O Evangelho não é algo que fazemos, mas algo que foi feito por nós e devemos responder a ele. Uma vez que é uma noticia precisa ser anunciado! A mensagem principal da bíblia não é seu “código de ética”, nem uma lista de conselhos, nem um conjunto de doutrinas. Todas essas coisas partem do Evangelho, mas ele não é nenhuma delas.
As consequências do Evangelho não são o Evangelho. Amar o próximo (Caridade), Comunhão da igreja (união), Justiça social, Cuidado com a criação, sacrifício... Essas coisas são