A Ética na Religião Católica
Para os cristãos é sobretudo através de Jesus Cristo que se acede à verdade sobre Deus, sobre o homem e a “possibidade da vida verdadeira” (João Paulo II). A bíblia tornou-se, para a religião católica, um guia da fé e da acção. É nela que são exemplificados factores de exigência ética da crença em Deus.
No Antigo Testamento revela-se a moralidade da união de Deus com o povo liberto do Egipto, através dos dez mandamentos. Assim, e porque se pertence a Deus, o povo israelita deve rejeitar a idolatria, repousar ao Sábado, honrar os pais, evitar homicídio, furto, adultério, falso depoimento, entre outros. o Novo Testamento é descrita a salvação dos homens feita em Cristo – o Messias.– na sua morte e na sua ressurreição.
Em Jesus os discípulos passam a reconhecer a encarnação do Filho de Deus na Humanidade. O reino inaugural criado por Jesus Cristo tem uma componente ética e moral nas “bem aventuranças”, isto é, os homens que se convertem a Deus, mesmo pobres e oprimidos, serão felizes porque crêem em Deus; feliz será também aquele que escolhe ser pobre, humilde e que ponha a sua vida nas mãos de Deus, aquele que quer justiça, que é misericordioso, que promove a paz, … em suma, é aquele que segue os passos de Jesus Cristo.
A principal atitude ética é sempre alusiva ao amor: “amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua mente” ou “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.
A ética de Jesus trata do agir de forma justa. A ética no catolicismo inclui também as relações familiares e conjugais, bem como os deveres cívicos e políticos.
Actualmente, a ética na religião católica renova-se continuamente, como que em defesa aos ataques de contraposição de outras crenças e religiões; este tipo de ética corresponde à valorização do sujeito humano, questionando-o a par e passo as atitudes e comportamentos do homem enquanto agente social.
O que é Ética Cristã:
Ética cristã são os