Educação para alem do Capital- Resenha
Qual sentido tem a educação na nossa vida? Se pensarmos na educação como uma maneira para mudarmos de vida, a educação se torna uma mera mercadoria do sistema capitalista. O livro de István Mészáros sugere uma educação além dessa visão.
O livro foi feito na forma de um ensaio para a abertura do Fórum Mundial de Educação de Porto Alegre, em 2004, propõe uma educação para a vida. Mészáros nasceu em Budapeste, estudou no Liceu Clássico e começou a trabalhar já aos doze anos. Na Universidade de Budapeste quase foi expulso por ter defendido publicamente Georg Lukács, que anos depois o nomeou como assistente no Instituto de Estética da Universidade de Budapeste. Participou ativamente dos debates culturais e literários da época. Editou a revista semestral da Academia de Ciências, “Magyar Tudomány”, e a revista mensal “Eszmélet”. Assumiu as aulas inaugurais sobre estética até abandonar o país por causa da invasão soviética na Hungria. Mészáros trabalhou na Universidade de Turim, no Bedford College da Universidade de Londres, em seguida na Universidade de Saint Andrews e mais tarde na Universidade de Sussex. Lecionou na Universidade Nacional Autônoma do México e foi nomeado professor de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade de York. Em janeiro de 1977 retornou à Universidade de Sussex, onde recebeu o título de Professor Emérito de Filosofia. Ganhou prêmios como “Attila József” por seu estudo sobre Vörösmarty, Memorial Isaac Deutscher por “Marx: a teoria da alienação” e “Lukács”. Eleito membro da Academia Húngara de Ciências, recebeu o título de Pesquisador Emérito da Academia de Ciências Cubana. Autor de vários livros que tratam da sociedade, da alienação, da liberdade e da educação e do poder da ideologia, muitos publicados no Brasil.
Em um texto breve e claro, o autor pondera o papel da educação e suas possíveis contribuições na mudança social, bem como na manutenção da sociedade. Faz uma retrospectiva histórica das